OBJETIVO GERAL:
- Explorar os cinco sentidos do corpo, reforçando bons hábitos de higiene, alimentação e os cuidados para manter o corpo saudável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Verificar os cuidados que devemos ter com o nosso corpo;
- Estimular bons hábitos de higiene;
- Discutir a importância da alimentação saudável;
- Proporcionar a reciclagem de embalagens e materiais utilizados em sala (papel e plástico);
- Explorar de diferentes formas os cinco sentidos do corpo;
- Instigar a audição através de músicas infantis;
- Estimular o paladar, olfato, tato e visão através dos alimentos;
- Identificar diversos tipos de alimentos;
- Proporcionar maior contato com alimentos saudáveis;
- Aguçar a criatividade e imaginação;
- Desenvolver conceitos de quantidade, cor e forma;
- Desenvolver a psicomotricidade e a socialização.
JUSTIFICATIVA
A criança desenvolve-se por um processo que abrange o seu corpo e os contextos nos quais ela viverá. Esse processo inicia-se com a família, com a cultura de seu país, com os espaços que irá freqüentar desde seu nascimento.
O projeto que trabalhamos anteriormente proporcionou a criança conhecer sua história, resgatou fatos importantes para a construção de sua identidade e reconhecimento do seu corpo. Dando seqüência, neste projeto, abordaremos os cinco sentidos do corpo, hábitos de higiene, alimentação e os cuidados para manter o corpo saudável.
Nós, seres humanos, temos cinco sentidos fundamentais, são eles: audição, olfato, paladar, tato e visão. São eles que transmitem ao cérebro uma série de sensações importantes que ajudam o nosso corpo a perceber tudo o que nos rodeia e propiciam o nosso relacionamento com o ambiente.
Com a visão, enxergamos as cores, as distâncias, os tamanhos dos objetos, os lugares e as pessoas. Com o olfato percebermos e cheiramos o perfume das flores, da terra, chuva, e do bolo assando no forno. Com o tato reconhecemos pelo toque das mãos ou de qualquer outra parte do corpo se é algo é áspero, macio, liso, mole ou duro. Ao ouvirmos músicas, os cantos dos passarinhos ou qualquer outro tipo de som coloca em prática a nossa audição. Através do paladar sentimos o gosto ao ingerirmos um alimento, seja ele doce, salgado, amargo ou azedo. Ótima oportunidade para provar os alimentos e discutir a importância da alimentação saudável.
Nessa faixa etária é importante a incorporação de novos hábitos alimentares, implicando o conhecimento de novos sabores, texturas e cores, experiências sensoriais que influenciarão diretamente o padrão alimentar a ser adotado.
Nesta fase, o infante está desenvolvendo sua coordenação motora, com destaque à aquisição da capacidade de se alimentar sozinho. O estabelecimento de horários regulares para as refeições e a seleção de utensílios adequados para cada idade apresentam-se como condição importante para a aceitação e experimentação dos alimentos. Os lanches, como refeições intermediárias, devem ser saudáveis, pois nesta idade os hábitos alimentares estão em formação.
A criança, ao experimentar e aceitar o alimento apresenta uma grande chance de aprová-lo e incluí-lo em seus hábitos alimentares. Conduzir de forma apropriada a alimentação da criança requer cuidados relacionados aos aspectos sensoriais (apresentação visual, cores, formatos atrativos), à forma de preparo dos alimentos (temperos suaves, preparações simples e alimentos básicos), às porções adequadas à capacidade gástrica restrita e ao ambiente onde serão realizadas as refeições, que são fatores a serem considerados, visando a satisfação de necessidades nutricionais, emocionais e sociais, para a promoção de uma qualidade de vida saudável.
METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS:
· Conversa sobre os cuidados que devemos ter com o nosso corpo;
· Construção de cartaz com figuras e embalagens de produtos de higiene pessoal;
· Escovar os dentes na frente do espelho, observar a limpeza dos dentes;
· Visita ao cabeleireiro para verificar os cuidados que devemos ter com os cabelos;
· Música: Tomar banho;
· Brincadeira: cabra-cega;
· Brincadeira: quem me chama?
· Caixa surpresa;
· Livro de músicas;
· Preparar alimentos: gelatina, sucos, sopa, pizza, salada de frutas, vitaminas e bolo;
· Ida ao mercado para comprar frutas e verduras;
· Explorar e comparar a cor, textura, peso, cheiro, forma, quantidade e temperatura dos alimentos;
· Separar palitos de picolé pelas cores;
· Amassar papel pra fazer uma laranja;
· Procurar alimentos nas revistas e depois classificar como saudável ou besteiras;
· Germinação da semente de feijão;
· Brincadeira: Casa do João;
· Desenho do alimento preferido;
· Confeccionar formas geométricas utilizando diferentes texturas;
· Conversa com dentista e/ou nutricionista;
· Construção de textos coletivos;
· Conversa sobre a higiene dos alimentos;
· Distinguir doce, salgado e azedo;
· Lanche comunitário;
· Conversa sobre a importância de reciclar o “lixo”;
· Reciclagem de embalagens e materiais utilizados em sala (papel e plástico);
· Quebra cabeça;
· Jogo da memória.
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