Bem Vindos

"De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?" (Ernest Hemingway)

terça-feira, 26 de abril de 2011

Projeto: Corpo e Higiene.

Justificativa: A escolha desse projeto surgiu pelo fato dos alunos apresentarem maiores necessidades e precisarem de orientações de como cuidar do próprio corpo. Pois nesta fase é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene e o meio onde vivem.
Objetivo geral: Conhecer e valorizar o próprio corpo e conscientizar os alunos sobre a importância da higiene para uma vida saudável.
Objetivos específicos:
• Socializar

• Ampliar e enriquecer o vocabulário para interagir com o meio.

• Desenvolver a linguagem oral, a coordenação motora e a criatividade.

• Desenvolver o gosto pela música.

• Estimular a concentração e atenção.

• Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;

• Identificar as partes do corpo.

• Identificar as partes do rosto.

• Reconhecer e desenvolver os cinco sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição).

• Nomear as partes do corpo e os órgãos do sentido;

• Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;

• Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;

• Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;

• Realizar atividades diárias de higiene;

• Organizar rotinas de práticas de escovação dos dentes;

• Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e cabelos;

• Visualizar e interpretar imagens;

• Dramatizar histórias;
Eixos:

Identidade e Autonomia: Identificação das partes do corpo, visualizando cada partes suas funções e seus sentidos.

Movimento: Desenvolvimento da expressão corporal, desinibindo e interagindo com os colegas.

Música: participação em diferentes brincadeiras, jogos que envolva dança e a improvisação musical.

Natureza e Sociedade: Reconhecimento de nossa existência, das diferentes raças no meio em que vivemos (cor de pele, olhos, cabelos)

Identificar e evitar situações de riscos para si e para o outro nos diferentes espaços que freqüentam, aprendendo a valorizar a vida.

Expor para as crianças que somos diferentes no tamanho, habilidades e deficiências.

Linguagem oral e escrita: Leitura oral das partes do corpo. Ampliação das possibilidades de comunicação expressão de idéias, sentimentos, desejos e necessidades utilizando diferentes linguagens e reconhecendo sua função social.

Matemática: Verificar tamanho (maior, menos, alto, baixo, grande, pequeno) Contagem oral das partes do corpo, sentidos.

Artes Visuais: Desenvolver diferentes coordenações motoras através de pintar, picotar, recortar. Participar de diferentes criações como a casa e suas texturas. Manter o cuidado e o respeito com o grupo e os objetos utilizados, produzidos em grupo e individualmente.

Desenvolvimento:

• Confecção do corpo em papel pardo e pintura de guache

• Conversas e debates; (importância dos alimentos para a saúde, importância dos

• Cuidados com o corpo e higiene.

• Visualização e descrição sobre as partes do corpo;

• Cartazes com regras de higiene;

• Músicas relacionadas ao tema;

• Historinhas

• Jogos (quebra-cabeça, figuras, ligar e jogo da memória);

• Recorte e colagem de gravuras;

• Dinâmicas de grupo;

• Reprodução de histórias;

• Exposição dos bonecos ilustrados de cada criança;

• Grafismo: desenho, pintura, traçado;

• Caixa surpresa (espelho)

• Ginástica com música

• Contagem oral das partes do corpo (dedo, cabeça, mãos, pés)

• Adivinhações em diferentes texturas

• Fazendo leituras de imagens envolvendo ações do nosso corpoCulminância: Dia da beleza.


Avaliação: Percebendo que a higiene corporal é de suma importância, portanto, através desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo. É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os alunos se informem das várias formas de higiene em casa, na escola e na comunidade.

A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e que merece carinho e cuidados especiais.

Os alunos serão avaliados através do envolvimento ao participar das atividades.