Justificativa: A escolha desse projeto surgiu pelo fato dos alunos apresentarem maiores necessidades e precisarem de orientações de como cuidar do próprio corpo. Pois nesta fase é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene e o meio onde vivem.
Objetivo geral: Conhecer e valorizar o próprio corpo e conscientizar os alunos sobre a importância da higiene para uma vida saudável.
Objetivos específicos:
• Socializar
• Ampliar e enriquecer o vocabulário para interagir com o meio.
• Desenvolver a linguagem oral, a coordenação motora e a criatividade.
• Desenvolver o gosto pela música.
• Estimular a concentração e atenção.
• Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
• Identificar as partes do corpo.
• Identificar as partes do rosto.
• Reconhecer e desenvolver os cinco sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição).
• Nomear as partes do corpo e os órgãos do sentido;
• Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
• Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;
• Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
• Realizar atividades diárias de higiene;
• Organizar rotinas de práticas de escovação dos dentes;
• Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e cabelos;
• Visualizar e interpretar imagens;
• Dramatizar histórias;
Eixos:
Identidade e Autonomia: Identificação das partes do corpo, visualizando cada partes suas funções e seus sentidos.
Movimento: Desenvolvimento da expressão corporal, desinibindo e interagindo com os colegas.
Música: participação em diferentes brincadeiras, jogos que envolva dança e a improvisação musical.
Natureza e Sociedade: Reconhecimento de nossa existência, das diferentes raças no meio em que vivemos (cor de pele, olhos, cabelos)
Identificar e evitar situações de riscos para si e para o outro nos diferentes espaços que freqüentam, aprendendo a valorizar a vida.
Expor para as crianças que somos diferentes no tamanho, habilidades e deficiências.
Linguagem oral e escrita: Leitura oral das partes do corpo. Ampliação das possibilidades de comunicação expressão de idéias, sentimentos, desejos e necessidades utilizando diferentes linguagens e reconhecendo sua função social.
Matemática: Verificar tamanho (maior, menos, alto, baixo, grande, pequeno) Contagem oral das partes do corpo, sentidos.
Artes Visuais: Desenvolver diferentes coordenações motoras através de pintar, picotar, recortar. Participar de diferentes criações como a casa e suas texturas. Manter o cuidado e o respeito com o grupo e os objetos utilizados, produzidos em grupo e individualmente.
Desenvolvimento:
• Confecção do corpo em papel pardo e pintura de guache
• Conversas e debates; (importância dos alimentos para a saúde, importância dos
• Cuidados com o corpo e higiene.
• Visualização e descrição sobre as partes do corpo;
• Cartazes com regras de higiene;
• Músicas relacionadas ao tema;
• Historinhas
• Jogos (quebra-cabeça, figuras, ligar e jogo da memória);
• Recorte e colagem de gravuras;
• Dinâmicas de grupo;
• Reprodução de histórias;
• Exposição dos bonecos ilustrados de cada criança;
• Grafismo: desenho, pintura, traçado;
• Caixa surpresa (espelho)
• Ginástica com música
• Contagem oral das partes do corpo (dedo, cabeça, mãos, pés)
• Adivinhações em diferentes texturas
• Fazendo leituras de imagens envolvendo ações do nosso corpoCulminância: Dia da beleza.
Avaliação: Percebendo que a higiene corporal é de suma importância, portanto, através desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo. É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os alunos se informem das várias formas de higiene em casa, na escola e na comunidade.
A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e que merece carinho e cuidados especiais.
Os alunos serão avaliados através do envolvimento ao participar das atividades.
ótimo,adorei,pois abriu novas idéias na construçao de uma proposta p/educação infantil.
ResponderExcluir